konanatural.com

 

Freepik imagem: Mulher segurando a mão perto do vaso sanitário - conceito de problema de saúde infecção urinária.

Infecção urinária pode causar grande desconforto e dor, mas alguns remédios caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas e complementar o tratamento médico. Remédios naturais, como chás e infusões, possuem propriedades que podem auxiliar na recuperação ao oferecer ação como por exemplo  antibacteriana, diurética e anti-inflamatória. Abaixo, exploremos 10 opções de remédios caseiros e como prepará-los.

  1. Chá de Cavalinha

A cavalinha é conhecida por suas propriedades diuréticas, que certamente ajudam a aumentar a eliminação de urina, removendo assim as bactérias do trato urinário. Este efeito se deve aos flavonoides e compostos fenólicos presentes na planta.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa do talo seco de cavalinha
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo: Adicione o talo seco à água fervente e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Coe e beba até duas xícaras por dia após as principais refeições. Evite o uso contínuo por mais de uma semana para prevenir desidratação e assim possíveis efeitos colaterais, e consulte um médico antes de usar, especialmente se estiver grávida ou tiver problemas cardíacos.

  1. Chá de Alho e Gengibre

Este chá combina as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do alho e do gengibre aliviando portanto sintomas como dor e queimação ao urinar.

Ingredientes:

  • 3 dentes de alho descascados e cortados
  • 1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó
  • 3 xícaras de água
  • Mel para adoçar (opcional)

Modo de preparo: Ferva a água com o alho, retire do fogo e adicione o gengibre e o mel. Coe e consuma assim ainda morno. Evite o gengibre se estiver tomando anticoagulantes.

  1. Chá de Dente-de-Leão

O dente-de-leão possui ação diurética e antibacteriana, ajudando a aumentar a eliminação de urina e assim reduzir as bactérias nas vias urinárias.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de raiz de dente-de-leão
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo: Adicione a raiz à água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba até três vezes ao dia. Mulheres grávidas e lactantes devem evitar este chá.

  1. Suco de Romã

O suco de romã é certamente rico em substâncias antibacterianas que aumentam a acidez da urina e ajudam assim a combater bactérias como Escherichia coli.

Ingredientes:

  • 2 a 3 romãs maduras
  • 1 copo de água

Modo de preparo: Retire as sementes das romãs, bata-as no liquidificador com a água, coe e consuma imediatamente.

  1. Infusão de Salsinha

A salsinha é por certo um diurético natural que promove a eliminação de urina, ajudando a remover as bactérias do trato urinário.

Ingredientes:

  • 1 punhado de salsinha
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo: Corte a salsinha e adicione à água fervente. Deixe repousar por 5 a 7 minutos, coe e beba assim até três vezes por dia. Evite este remédio se tiver problemas renais ou cardíacos.

  1. Suco de Cranberry

O suco de cranberry contém proantocianidinas que dificultam a aderência de bactérias ao trato urinário, ajudando portanto a prevenir infecções.

Ingredientes:

  • 2 a 3 colheres de sopa de cranberry desidratada
  • 1 copo de água

Modo de preparo: Bata a cranberry com a água no liquidificador, coe e beba de uma a três vezes por dia. As cápsulas de cranberry podem ser uma alternativa, mas evite durante a gravidez e lactação.

  1. Chá de Uva-ursi

O chá de uva-ursi é conhecido por suas propriedades antissépticas e diuréticas, que ajudam a limpar e portanto reduzir o inchaço das vias urinárias.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de folhas secas de uva-ursi
  • 1 litro de água

Modo de preparo: Ferva as folhas na água por cerca de 15 minutos, coe e beba assim de duas a três xícaras por dia. Evite durante a gravidez, amamentação, ou se tiver problemas gástricos.

  1. Tintura de Capuchinha

A tintura de capuchinha por certo possui propriedades antibióticas e diuréticas que reduzem a proliferação bacteriana e estimulam assim a produção de urina.

Ingredientes:

  • 20 a 50 gotas de tintura de capuchinha
  • ½ xícara de água morna

Modo de preparo: Misture bem os ingredientes e tome de três a cinco vezes ao dia. A tintura pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

  1. Chá de Vara-de-Ouro

O chá de vara-de-ouro é um remédio caseiro eficaz devido à sua ação diurética e anti-inflamatória, que ajuda portanto a diminuir o tempo de permanência da urina na bexiga.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa das folhas secas de vara-de-ouro
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo: Adicione as folhas à água fervente e deixe assim descansar por 10 minutos. Coe e beba várias vezes ao dia.

  1. Chá de Rábano-silvestre

O chá de rábano-silvestre possui propriedades antissépticas e antimicrobianas que ajudam a aliviar a dor e diminuir a quantidade de bactérias nas vias urinárias.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas secas de rábano-silvestre
  • 1 xícara de água

Modo de preparo: Ferva a água e adicione as folhas, deixando repousar por 5 minutos. Coe e beba de duas a três xícaras por dia.

Embora estes remédios caseiros possam ajudar a aliviar os sintomas, eles não substituem a necessidade de um tratamento médico adequado. Sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento novo, especialmente se estiver grávida ou tiver condições médicas preexistentes.

Leia também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.